Trabalhos 2019
Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)
2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior
Fotografias:
Memória Descritiva:
O projeto da nossa escola foi elaborado e desenvolvido pelos alunos da turma do 5.º11 nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.Inicialmente foram apresentadas as regras do passatempo e analisadas as características das embalagens de cartão para alimento líquidos. Também foi reforçada a necessidade do consumo diário de várias frutas nos hábitos de alimentação saudáveis.
Os alunos, na disciplina de Educação Visual, elaboraram um projeto individual, baseando o seu trabalho na escolha de uma fruta que se enquadrasse melhor nos objetivos do concurso, fazendo a sua adaptação a uma máscara de Carnaval.
De seguida procedeu-se à análise dos desenhos e seleção do trabalho mais adequado às características do passatempo. Assim, os alunos decidiram escolher o projeto, apresentado por uma colega, que representa uma Pêra.
Ao longo da realização dos projetos foi pedido aos alunos que recolhessem o maior número possível de embalagens “Tetra Pak” da marca “Compal”.
Já na disciplina de Educação Tecnológica, iniciou-se o trabalho de construção da estrutura da máscara com recurso a cartão canelado (proveniente de uma caixa de papelão velha), aixa. Os alunos desenharam e cortaram várias tiras de cartão com a forma da pêra (tanto para a altura como para a largura), que foram encaixadas e coladas entre si, parecendo o esqueleto de um barco. De seguida, essa estrutura foi revestida com vários pedaços de embalagens “Tetra Pak”, que foram previamente limpas e espalmadas. Foram utilizados agrafos, cola líquida e cola quente na fixação dos pedaços de embalagens à estrutura.
Por fim, desenharam e pintaram a máscara com tintas de acrílico aquoso.
No final do trabalho o resto das embalagens que sobraram foi colocado no ecoponto amarelo.
Os alunos intervenientes colaboraram ativamente em todo processo tendo gostado bastante da sua participação e do resultado final.