Trabalhos 2019

Escola EB 2,3 de Madalena (Vila Nova de Gaia)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Montagem dos vários elementos que compõem a máscara
Transferência através de molde e recorte dos vários elementos com as embalagens
Montagem de elementos com recurso à cola quente
Máscara, processo finalizado com a autora
Pormenor da máscara com os logos solicitados
Grupo que elaborou a máscara

Memória Descritiva:

Memória Descritiva
AS MELHORES IDEIAS DÃO FRUTOS, A BRINCAR AO CARNAVAL
Agrupamento de Escolas da Madalena | 5ºC | 19.Março.2019 
Caracterização do Projeto
“As Melhores Ideias dão Frutos, a Brincar ao Carnaval”
OBJETIVOS E FINALIDADES
Este projeto teve por objetivo principal chamar a atenção dos alunos para a importância da reutilização, reciclagem, proteção do ambiente e ainda promover o consumo de fruta na alimentação diária.
DESTINATÁRIOS
De acordo com a disponibilidade do programa educativo foi possível envolver os alunos de 4 turmas do 5º ano e 1 turma de 6º ano, concorrendo assim ao escalão 2.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Foi pedido a cada aluno para realizar um projeto de máscara de acordo com o tema e os pressupostos enunciados nos objetivos. Entretanto, foi solicitado aos alunos a recolha de embalagens Tetra Pak, nomeadamente, da marca Compal.
Realizados os projetos foram selecionados 2 trabalhos, por turma, para realizar em tamanho ampliado, enquanto os demais alunos realizaram os seus projetos em tamanho natural.
De seguida, passou-se à concretização dos 2 projetos, por turma, em trabalho de grupo. Para tal o grupo, de aula para aula, foi-se alterando permanecendo apenas o autor do projeto para manter a coerência de execução e ultrapassar mais facilmente eventuais dificuldades.
Após a conclusão das 2 máscaras, por turma, foi selecionada, por votação, a apresentada a concurso.
RECURSOS DISPONIBILIZADOS
De acordo com o regulamento, foram utilizados os seguintes recursos:
 Embalagens Tetra Pak da marca Compal;
 Pistola para cola termofusível;
 Cola termofusível;
 Tintas acrílicas;
 Pincéis;
 Aventais.
ENVOLVIMENTO NA ATIVIDADE
Os alunos, desde a apresentação da atividade, mostraram-se muito interessados e motivados. Prontificaram-se a recolher as embalagens indicadas.
Fizeram pesquisa de diferentes frutos e formas de máscara e mascarilha.
Inicialmente, como motivação, foi-lhes apresentado um PowerPoint sobre a máscara [resumo histórico, importância e função da máscara].
CARACTERIZAÇÃO DOS INTERVENIENTES
A máscara vencedora, ao nível do Agrupamento, foi um projeto da aluna Matilde Teixeira, nº 16 do 5º ano, turma C e foi executada pelos alunos da referida turma. O Projeto foi coordenado pelo professor José Carlos Moura.
IMPACTO ESPERADO
Espera-se que a realização deste Projeto, para além da participação no concurso, promova o consumo mais regular de fruta tão essencial numa alimentação saudável e, acima de tudo, os alunos tomem consciência do valor da reutilização, da reciclagem e da necessidade de cuidarem e preservarem o meio ambiente.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png