Trabalhos 2019
Escola Básica Vendas Novas n.º 1 (Vendas Novas)
2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior
Fotografias:
Memória Descritiva:
Fruta que desperta os nossos sentidos acima de tudo pelas suas cores e aromas, alimento indispensável pela sua riqueza em nutrientes com realce para os que tem função reguladora como as sensíveis vitaminas, minerais, água e fibras; aconselha a Dieta Mediterrânica que se ingira diariamente fruta variada e preferencialmente de época.A fruta pode ser comida ou bebida e a Compal tem colocado à nossa disposição sumos e néctares com garantia de qualidade quer pela criteriosa escolha dos ingredientes quer pelas opções das embalagens, que a ciência e a tecnologia possibilitaram preservar os alimentos.
A escolha da Compal recaiu nas tetra pak, embalagens leves, fáceis de transportar e arrumar, compostas maioritariamente por cartão que lhe confere suporte mecânico e resistência, plástico que impede a humidade de proliferar e em simultâneo o contato direto do alimento com o alumínio, componente que funciona como barreira à entrada de luz e oxigénio para o seu interior.
Mas a preocupação com a saúde transporta-nos também à perspetiva ambiental em relação aos resíduos, neste âmbito relativo às embalagens tetra pak que são recicláveis mas prioritariamente há que ser favorecida a redução do consumo das matérias primas que as compõem e a utilização de embalagens familiares é opção, ainda a reutilização quando exequível deve preceder a reciclagem e as máscaras de Carnaval foram a forma proposta para o fazer.
As máscaras em si mesmas, a sua beleza, a alegria que transmitem e a felicidade que comporta a sua utilização em celebrações como o Carnaval ou outras são outro contributo para a saúde, pois no sentido pleno a saúde é um todo biológico, psíquico e social.
Aliando o apelo a ser saudável ao desenvolvimento da criatividade dos jovens alunos do sétimo ano de escolaridade surgiu a criação da máscara de Carnaval que apresentamos.
Foi elaborada com recortes das embalagens tetra pak da Compal, cartão, papel (guardanapo), tesoura, cola branca e pincéis.
O processo de elaboração passou pela utilização de uma máscara – molde, recorte de pequenos pedaços de papel, aplicação da cola branca e do papel sobre a máscara, criação da base da máscara, recorte de pedaços das embalagens de sumo Compal, desenho dos frutos em cartão, aplicação dos pedaços das embalagens nos moldes dos frutos e sobreposição dos vários elementos.