Trabalhos 2019
Escola EB 2 Dr. Anastácio Gonçalves (Alcanena)
2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior
Fotografias:
Memória Descritiva:
As Melhores Ideias dão Frutos, a Brincar ao CarnavalMáscara de Carnaval da E.B.2 Anastácio Gonçalves – A.E.ALCANENA
MATERIAIS:
Jornal
Água
Cola Pica-Pau (madeira)
Pincel
Cabeça de manequim
Película aderente
Embalagem compal (fruta de beber)
Embalagens compal (33cl)
Embalagens compal (1L)
Embalagens “um bongo” (33cl)
Esferovite (roofmate)
Papel crepe (verde e vermelho)
Mangueira plástica (5mm)
Marcador preto
Cola quente
Pestanas falsas
Tesoura e X-ato
Vasador
METODOLOGIAS:
1. Elaboração da base da máscara – Utilizou-se a técnica de “papel machê”. Demolhou-se pedaços de jornal numa solução de cola de madeira e aplicaram-se camadas sobre a cabeça do manequim, a qual estava protegida por película plástica aderente.
2. Decoração da máscara – Efetuou-se a colagem das embalagens compal sobre a base da máscara. Recortaram-se os orifícios visuais. Colaram-se as pestanas falsas.
3. Pedaço de fruta – Esculpiu-se uma talhada de melancia no roofmate. Decorou-se com papel crepe e finalizaram-se os enfeites com marcador preto. Por fim, anexou-se a fruta à máscara.
4. Simulador de bebida – Recortou-se ao meio uma garrafa de fruta de beber. Perfurou-se e colocou-se a mangueira plástica. No final, agrupou-se à máscara com a fruta.
INTERVENIENTES:
O professor responsável pelo projeto ECO-ESCOLAS trabalhou no projeto com um grupo de seis alunos, do segundo ciclo do ensino básico, 4 do sexto ano e 2 do quinto ano de escolaridade. Todos os intervenientes participaram com ideias construtivas, por forma a participarem no concurso, com o objetivo de reutilizarem materiais e transmitirem a mensagem de que a COMPAL, a partir da fruta, fabrica um alimento saudável e utiliza embalagens devidamente certificadas.
O Professor: David Henriques
ALCANENA, 29 de março de 2019