Trabalhos 2019
Escola EB Fernando Caldeira (Águeda)
1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
Máscara de pêra Memoria descritivaApós vários diálogos e durante a construção de outras máscaras surgiu a ideia de fazer uma pêra, atendendo a uma situação que surgiu quando se construía a base das máscaras com papel maché e balões e foi colocado a secar num local de calor: um dos balões começou a inchar e deu uma forma de pêra.
Um problema suge depois: o tamanho da máscara para o concurso teria que ter uma medida abaixo. Então com o aproveitamento das várias sugestões das crianças acabou por se construir uma base e uma forma de pêra, com base no papel maché (reciclagem de jornais) e imagens recortadas dos pacotes de sumo de pêra. Sendo o resultado o seguinte.
Após a sua conclusão verificou-se que a máscara poderia ser ambivalente consoante a forma como era observada (inverter a máscara) e para reforçar, a imagem de pêra, resolveu-se inverter as palavras compal para que ao se tentar ler de forma normal a palavra se verificasse com maior rigor a forma da pêra.
Os olhos são peras e as sobrancelhas formadas com a palavra compal, os cabelos da máscara são compostos por peras e palavras compal. A base foi decorada com folhagem para fazer sobressair a forma da pêra e colocar as imagens obrigatórias.
O resultado mais interessante deste trabalho resulta da “leitura” da mesma consoante a sua visualização que permitiu jogar com a imaginação das crianças.