Trabalhos 2019

Escola EB Sebastião da Gama (Escola Sede do Agrupamento) (Estremoz)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Registo do processo de construção da máscara (esboço).
Registo do processo de construção da máscara (construção).
Registo do processo de construção da máscara (recorte, colagem e aplicação dos diferentes materiais).
O detalhe da máscara onde se encontra visível o logótipo da Tetra Pak e a marca FSC.
Um grupo/turmas com a máscara.

Memória Descritiva:

“As Melhores Ideias dão Frutos, a Brincar ao Carnaval”
MEMÓRIA DESCRITIVA
A Escola sede, Escola Básica Sebastião da Gama de Estremoz, do Agrupamento de Escolas de Estremoz, participou neste Passatempo, promovido pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa. Esta atividade visa chamar a atenção dos jovens para a importância da reutilização, reciclagem, proteção do ambiente e da introdução de fruta na alimentação diária, quanto a nós, professores e educadores, consideramos que este tema deve fazer parte integrante do percurso escolar (ensino/aprendizagem) dos nossos alunos.
DESCRIÇÃO DO TRABALHO
Apresentado o desafio, os alunos de 5º ano, das turmas A, C, E, da Escola Básica Sebastião da Gama de Estremoz, realizaram o trabalho da seguinte forma:
Iniciamos o projeto com os alunos da turma C de 5º ano. Pesquisámos e analisámos algumas frutas e consideramos que o pêssego era o eleito para a concretização da nossa máscara. Enquanto debatíamos o como e com que materiais seria elaborado, um dos alunos teve a brilhante ideia “ porque não construirmos apenas a metade do pêssego?!” Ideia aceite. A pouco e pouco surgiram mais ideias, “temos que dar relevo ao centro que é o caroço”, “temos que dar cor ao pêssego e salientar a parte carnuda com tons amarelos e laranjas e a pele com tons cardinais”, “tenho uma máscara de carnaval branca que já não uso, podemos usá-la para o formato do caroço”, “ temos que meter ou um papel amachucado ou uma rede para as saliências do caroço!...” Foram surgindo as ideias. Mãos à obra. Primeira etapa, recolher os pacotes do sumo da marca Compal. Segunda etapa, à medida que iam chegando os pacotes, fazia a sua limpeza. As etapas sucederam-se.
A Carolina Rodrigues, tem jeito para o desenho, fez o molde do pêssego. O trabalho mais delicado foi a colocação da máscara/base no molde do pêssego. A partir daí começámos a fazer as colagens e os recortes. As turmas C, A e E do 5º ano e ainda a turma A do 8º ano, procederam ao número máximo de recortes dos pacotes. Numa semana, as turmas de 5º ano, conjuntamente com a supervisão das Coordenadoras do Projeto Eco-Escolas, foram colando os recortes pela sequência de cores. Para parecer mais um caroço cobrimos a zona do caroço com uma rede de um saco de cebolas para dar mais relevo. Não esquecemos as referências Tetra Pak e à marca FSC.
Ficámos satisfeitos e muito orgulhosos com o resultado. A Beatriz Baltazar comentava “ Está super gira, parece uma máscara típica de Veneza!”
O nosso pêssego tomou forma e cor. Está muito colorido! O trabalho de equipa resultou de uma forma muito positiva. No final, todos queriam experimentar a nossa máscara Pêssego.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png