Trabalhos 2019

Escola Básica da Charneca (Guimarães)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

Recortando os frutos.
Recortando os frutos.
Recortando os frutos.
Recortando os frutos.
Recortando os frutos.
Recortando os frutos.
Recortando os frutos.
Recortando os frutos.
Compondo a máscara.
Compondo a máscara.
Compondo a máscara.
Compondo a máscara.
Compondo a máscara.
Finalizando o trabalho.
Expondo o trabalho para fotografia.
Expondo o trabalho com as crianças dentro.
Expondo o trabalho com as crianças dentro.
Expondo o trabalho com as crianças dentro.
Expondo o trabalho com as crianças dentro.

Memória Descritiva:

O processo começou dentro do contexto da reutilização de materiais, o segundo "R", e dentro do contexto da alimentação saudável. Solicitamos às crianças que trouxessem para o J.I. embalagens de Compal de fruta, conforme o indicado no concurso. À medida que as embalagens foram chegando, começamos s recortar os frutos. As crianças das duas salas foram procedendo da mesma forma. O trabalho foi coletivo. Toda a escola foi mobilizada para trazer de casa as embalagens referidas. Começou a fazer sentido fazer uma construção coletiva, com o contributo de todos. De todos mesmo: convidamos os pais e outros familiares a virem ao J.I. trabalhar connosco em vários ateliers ( construção de casinhas para pássaros, trabalho na horta, leitura de histórias e elaboração da máscara com frutos). Usamos, para a construção, as embalagens, agrafos, cola quente e uma base de cartolina bristol, para servir de guião com o desenho da mascarilha. Durante todo o processo fomos falando dos frutos, das suas características e sabores; para a composição avaliamos os tamanhos e proporções para os juntarmos; decidimos juntos o que iam ser as diferentes partes do rosto. As mães ajudaram na composição e o trabalho foi também afetivo. O processo culminou com a chegada da Primavera. A máscara decora, agora, o átrio da nossa escola. Obrigada a todos!

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png