Trabalhos 2019

Escola EB1/JI de Gala (Figueira da Foz)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

As Nossas Embalagens<br/>Em reunião de grupo, desenvolvemos conceitos matemáticos como: tamanho, quantidade, cor e forma.
Recorte<br/>As crianças recortaram as embalagens em varias formas para depois colarem.
Cara da máscara<br/>Recorte das embalagens para fazer o preenchimento da cara. Foi utilizada a embalagem do lado prateado.
Colar o cabelo<br/>As embalagens foram recortadas em forma de folha e coladas a fazer o cabelo.
A fruta é muito saudável<br/>As imagens de fruta, das embalagens foram recortadas. para a nossa vendedora as vender no mercado.
Vendedora de fruta<br/>A nossa máscara está pronta. A vendedora leva a fruta num cesto e vai vendê-la ao mercado.ao mercado.

Memória Descritiva:

Na sala dois, do jardim de infância do Centro Escolar São Pedro, o grupo é constituído por vinte e quatro crianças, com idades de três e quatro anos. Com o objetivo de viver o espirito carnavalesco e o seu significado, dar continuidade a costumes e tradições e divulgar o património cultural e as diferentes tradições carnavalescas, criamos diversos tipos de fantasias e máscaras para decorar o espaço e brincar ao carnaval, utilizando material reciclado.
Na continuação deste projeto resolvemos participar no concurso: “As Melhores ideias Dão Frutos, A Brincar ao Carnaval”. Desafio promovido pela marca da Sumol + Compal e pela Tetra Pak, em parceria com o Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa e visa chamar a atenção dos jovens para a importância da reutilização, reciclagem, proteção do ambiente e da introdução de fruta na alimentação diária.
Em reunião de encarregados de educação foi explicado o desafio e seus objetivos e solicitada a participação na recolha de embalagens da marca Tetra Pak.
Em grupo foi decidido que máscara iriamos realizar, o tamanho, assim como o material de suporte a utilizar.
Foi decidido que iriamos fazer a máscara com a altura da criança mais alta da sala, 1,22cm, utilizamos cartão como suporte.
A máscara foi desenhada no cartão, as crianças cortaram as embalagens, em várias formas, recortaram frutas e folhas e colaram-nas no desenho.
O material restante foi depositado no ecoponto para futura reciclagem.
Com esta atividade desenvolvemos vários objetivos tais como:
• Promover a educação ambiental através de boas práticas;
• Proceder à reciclagem de detritos sólidos.
• Desenvolver o sentido estético e capacidade criativa;
• Ligar a escola à família e à comunidade;
• Desenvolver o trabalho de grupo e de cooperação;
• Desenvolver a motricidade;
• Promover hábitos alimentares saudáveis;
• Promover o melhor conhecimento da fruta e sumo para melhorar a aceitação da mesma.
Esta atividade contribuiu para a formação de jovens conscientes e responsáveis, pretendendo que se tornem agentes de mudança, crescendo saudáveis com uma alimentação variada, rica em fruta. Pretende constituir também uma mais-valia para as crianças, enquadrando o tema e sensibilizando para a necessidade urgente de redesenharmos a nossa relação com os resíduos, agindo de forma a garantir um futuro sustentável e em equilíbrio com a natureza, através da alteração de comportamentos.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png