Trabalhos 2019

Escola Básica de Custóias (Matosinhos)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Máscara em Construção
Recortes das embalagens Compal
Aplicação dos símbolos FSC e Tetra Pak
Máscara em acabamento
Acabamentos finais

Memória Descritiva:

MEMÓRIA DESCRITIVA
"As melhores ideias dão frutos, a brincar ao carnaval"
Materiais:
Embalagens Compal e Tetra Pak, cola, tesouras, reutilização de uma embalagem de cartão e tintas.
Metodologias:
Foi apresentado aos alunos o regulamento do desafio.
No bufete dos alunos, foi pedido à assistente operacional a preciosa colaboração na recolha de embalagens vazias dos Sumos Compal que os alunos consomem nos intervalos. Desta forma foi possível envolver a comunidade escolar na recolha do material para o desafio.
Iniciou-se o projeto pela análise do objeto - pacote de sumo - e a sua função de objeto contentor equivalente a um copo.
Fez-se a análise do aspeto gráfico da embalagem, tendo os alunos associado a organização dos seus elementos formais a um rosto. A partir daí, foram surgindo propostas para a criação de uma máscara tendo por referência essas duas ideias básicas: Rosto e Copo.
A conceção da máscara baseia-se na ideia de um copo de sumo de múltiplos sabores mas sempre Compal. Esta é a mensagem que as quatro palhinhas pretendem transmitir.
As folhas que coroam a máscara representam a Natureza; os frutos inteiros representam a integridade dos sumos; a boca repleta de frutos representa a plenitude do sabor; as cores predominantes são quentes e intensas como os sumos Compal.
Intervenientes:
O projeto envolveu alunos da turma J do 6º ano de escolaridade da escola Básica de Custoias, Agrupamento de Escolas Irmãos Passos em Matosinhos e foi desenvolvido nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica e orientado pela Professora Mariana Lourenço.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png