Trabalhos 2019
Escola Básica de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz)
1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
Fotografias:
Memória Descritiva:
Quando a palavra “frutos” aparece de mãos dadas com a palavra “carnaval”, logo à nossa memória veio um nome: Carmen Miranda!Este ano, quando se comemoram os 110 anos do nascimento desta diva, a nossa escola aproveita este fantástico tema e homenageia a Mulher, a Atriz, a Bailarina e a Cantora que é a Portuguesa mais brasileira do Mundo.
Materiais:
Embalagens de TetraPak da Compal, papel de jornal e revistas, tecidos, cola e tintas.
Metodologias:
Foi feita uma sensibilização junto da comunidade escolar para a importância de uma alimentação equilibrada, destacando-se a importância da fruta na adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis.
Divulgação da Organização FSC - Forest Stewardship Council, da sua missão e dos seus objetivos, de forma a envolver as crianças, famílias e comunidade educativa na identificação das embalagens TetraPak.
Intervenientes:
Crianças, professores e educadores, funcionários, pais e encarregados de educação, comunidade educativa
Processo de construção:
1º passo: as crianças trouxeram embalagens de TetraPak da Compal para a escola. Com a ajuda das assistentes operacionais as embalagens foram abertas e lavadas.
2º passo: escolheu-se e planificou-se a nossa “Carmen Miranda”, personagem falada este ano em sala de aula, no Carnaval, devido à comemoração dos seus 110 anos do nascimento.
3º passo: escolheram-se os materiais a utilizar e os frutos a construir.
4º passo: elaborou-se a estrutura com tiras de embalagens Compal .
5º passo: Construíram-se os frutos em sala de aula. Todas as crianças da escola, do Pré-Escolar ao 4º ano participaram na elaboração dos mesmos.
6º passo: Montagem da Máscara/Cabeçudo .
Construção da Máscara:
- Abriram-se as embalagens da Compal e cortaram-se tiras.
- Com as tiras das embalagens da Compal fez-se a “armação” interior da cabeça da máscara – o cabeçudo. Utilizando cola revestiu-se a armação com tiras de papel de jornal e revistas , colando umas sobre as outras até ter a consistência e a forma desejadas.
- Depois da “cabeça” seca, pintou-se.
- Entretanto, em sala de aula, as crianças foram construindo os frutos escolhidos, com o cartão das embalagens Tetra Pack. Separou-se a camada de cartão dos pacotes da Compal, da camada fina de alumínio. Aproveitou-se a parte cartonada para fazer o papier maché , com o qual se construiram alguns frutos. A camada fina de alumínio foi, também, utilizada para a elaboração de outros frutos.
- Por fim colaram-se os frutos à cabeça, numa tentativa de a assemelhar à Carmen Miranda.
- Colocaram-se os símbolos FSC em alguns frutos.
Todos deram sugestões para as diferentes técnicas a utilizar na construção do trabalho.
Todos os restos das embalagens e bocados não utilizados foram colocados no ecoponto amarelo, sensibilizando toda a comunidade educativa para a utilização deste ecoponto.
Para a construção da nossa Carmen Miranda, com a altura de 80 centímetros, foram utilizadas cerca de 300 embalagens da Compal.