Trabalhos 2019
Escola EB 2,3 de Gualtar (ex. Escola Básica de Gualtar) (Braga)
2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior
Fotografias:
Memória Descritiva:
Máscara de Carnaval: “PERA MEXICANA”Foi feita uma máscara de Carnaval, tridimensional, com (120x 70cm), tendo como recurso prioritário a reutilização das embalagens de TETRA PAK da Compal.
Materiais: TETRA PAK da Compal de sabores variados, arame; cartão, fita adesiva; papel de jornal cola de madeira e quente; tesoura; alicate de corte, fio de lã, agulha.
Modo de execução:
Foi sugerido aos alunos que trouxessem para a aula de Educação Visual um fruto à escolha. Analisamos o fruto quanto à forma/ textura/ e estrutura. Foram elaborados alguns desenhos. Foi sugerido que transformassem o fruto numa Máscara de Carnaval e lhe atribuíssem um nome.
Foram elaborados os respetivos projetos.
Selecionou-se a “Pera Mexicana”.
Para a construção da Forma:
1º Começamos por abrir, lavar e espalmar os TETRA PAK e cortar tiras de papel de jornal.
2º Construímos a estrutura da pera em arame.
3º Cobrimos a estrutura com tiras de papel de jornal embebidas em cola de madeira para dar mais consistência à forma.
4º Repetimos o processo com a Tetra Pak.
5º Cortamos um conjunto de formas em pera e colamos na estrutura.
Depois da estrutura feita, passou-se aos pormenores:
1º Desenhamos na Tetra Pak a forma de uma pera para o nariz, recortamos duas formas e cosemos com fios de lã. Enchemos com papel de jornal amachucado para dar volume. Repetimos o processo para as orelhas, brincos e boca.
2º Colamos e cosemos à estrutura.
3º Fizemos os moldes em cartão para a aba do chapéu. Cobrimos com formas recortadas em pera de Tetra Pak e colamos.
4º Colamos as rolhas do sumo com cola quente à volta da aba do chapéu, simulando os pompons.
5º Recortamos um conjunto de folhas e símbolos “Protege o que é bom” da Tetra Pak e colamos à volta dos olhos.
6º Desenhamos a forma da folha da pera, passamos para a Tetra Pak, recortamos e colamos ao arame na parte superior do Chapéu.
Durante todo o processo tentamos usar o mínimo de materiais não recicláveis e usar ao máximo os TETRA PAK, tendo em conta o objetivo do concurso.
O trabalho desenvolvido foi feito pelos alunos do 6ºE (Agrupamento de Escolas Carlos Amarante); Escola EB 2,3 de Gualtar – Braga, no âmbito da Disciplina de Educação Visual/ Tecnológica.