Trabalhos 2019

Infantário Primaveras (Funchal)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

Pintura da base da máscara de cereja.
Recorte e pintura de alguns circulos para colocar na mascara.
Recorte para elaboração da mascara.
Colagem.
Máscara da cereja.
Resultado final com momentos de brincadeiras com a máscara.

Memória Descritiva:

O Infantário Primaveras pela primeira vez participa no concurso da TetraPak- As melhores ideias dão frutos. A brincar ao carnaval. Este novo desafio passou pela construção de uma máscara de fruto, sendo que a fruta eleita foi a cereja, realizada com embalagens da marca compal.
Os intervenientes que participaram neste desafio foram os alunos, educadoras, assistentes operacionais, serviços gerais (limpeza e cozinha) e também os familiares das crianças. Deste modo, totalizamos 134 crianças, 10 educadoras, 20 assistentes operacionais, 10 dos serviços gerais e 270 familiares.
Os materiais utilizados para a construção da máscara foram os seguintes: estrutura em cartão de uma campanha publicitária (reutilizada), embalagens da compal Tetra Pak, cola, tinta vermelha e verde. O tamanho da máscara é de 135 cm por 120 cm.
Começamos este desafio com a divulgação do projeto pelas salas, convocando posteriormente os pais e encarregados de educação, bem como toda a comunidade escolar, para uma ação de sensibilização sobre a utilização das embalagens Tetrapak - FSC. Nesta sensibilização foi explicado o significado da palavra Tetrapak e da Organização FSC -Forest Stewardship Council bem como os benefícios da utilização de produtos com essas características.
Após esta convocatória foi colocada uma caixa no hall de entrada da escola, onde todos poderiam colocar as embalagens com essas características da marca compal.
Foram recolhidas 127 embalagens da compal. No decorrer desta recolha, foi realizada uma eleição da fruta favorita das crianças. Desta forma, as salas do jardim de infância elegeram por maioria a cereja como a fruta favorita.
Após a eleição da fruta colocamos mãos a obra. Desenhamos no lado contrário do cartão publicitário a forma da cereja, que depois foi cortada e pintada pelas crianças. Desta forma, utilizamos tinta vermelha e verde para pintar as cerejas.
Desenhamos no centro das embalagens círculos e nas zonas onde tinham imagens com tons verdes recortamos pedaços irregulares. Sendo que os círculos foram utilizados para a cereja e os outros pedaços para o caule e folhas da fruta. Dos círculos alguns foram pintados de vermelho pelas crianças. Após a secagem desses círculos, as crianças ajudaram a moldar os mesmos, assim como a recortar os pedaços verdes das embalagens que também foram colados por eles.
Selecionada a parte das embalagens que necessitávamos para a elaboração da máscara, as crianças colocaram no ecoponto amarelo da nossa escola os bocados que não foram utilizados, sensibilizando as crianças para a separação correta do lixo. As tampas também foram retiradas das embalagens, e estas reverteram para o projeto “O Tampinhas”, que tem como objetivo a recolha de tampas para a doação de uma cadeira de rodas a crianças.
Depois de concluída a máscara, foi colocada no jardim da escola para as crianças juntamente com os familiares tirarem fotografias para mais tarde recordar o seu trabalho com as embalagens da compal.
O desafio foi dirigido pelas coordenadoras do projeto Eco-Escolas, e foi com muito empenho que realizamos este concurso, o envolvimento das famílias e de todos os intervenientes foi sem dúvida fundamental para a elaboração da mesma.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png