Trabalhos 2019

Escola EB de Lameiras (Vila Nova de Famalicão)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

Recolha dos pacotes de sumo da Compal para a construção da máscara.
Escolha da aluna-modelo e recorte do molde em forma de pêra para a máscara.
Pintura, em tons de verde, do molde.
Recorte das imagens do fruto (pêra) das embalagens da Compal, do logótipo da Tetra Pak e da marca FSC, e colagem no molde.
Máscara acabada e colocada na aluna-modelo.
Fotografia de grupo.

Memória Descritiva:

Processo de construção da máscara
Abordagem: Com a chegada de qualquer data festiva, a abordagem do tema é feita em situação de grande grupo para, em conjunto, se decidir o que e como fazer. É usada assim uma metodologia de Trabalho de Projeto, em que todos se envolvem e trabalham para o mesmo fim, desde a abordagem até à sua concretização, sendo que o processo deve ser mais enriquecedor do que o produto.
Educadora: -“Está a chegar uma data de uma festa que eu acho que todos gostam. Alguém sabe qual é”?
Crianças:-“É o carnaval”!
Educadora:-“E o que é o carnaval”?
Crianças:-“É uma festa que deixa as pessoas com muita alegria”.
-“É uma festa pra dançar”.
-“No carnaval podemos vestir de coisas diferentes e pôr máscaras”.
Educadora: -“Que tipo de coisas”?
Crianças: -“Podemos ser princesas, monstros, super heróis…”
- “É tudo a fingir”.
Educadora: -“E também podemos fingir que somos alimentos”!?
Crianças: - “Ah! Ah! Ah! Simmmm. Podemos ser uma fatia se pizza ou um hambúrguer”.
Educadora: -“Mas isso não é saudável, como sabem”.
Crianças: -“Pois não”.
Educadora: -“Então, se nos mascarássemos de um alimento saudável, qual poderia ser”?
Crianças: -“Frutaaaaaa!! Peras, uvas, laranjas, ananás….”
Educadora: -Então vamos construir máscaras com a forma de um fruto de que gostem”?
Crianças: -“Sim. Eu quero….eu também…”
Educadora: -“Então, que materiais vamos usar para construir as máscaras. Já sabem que temos que reutilizar materiais usados. Somos amigos do ambiente”.
Crianças: - “Podemos usar os pacotes de sumo. Eles têm imagens de frutas, podemos recortar e colar”.
Educadora: -“Boa ideia! Vamos então trazer de casa pacotes de sumo vazios para os reutilizarmos e fazermos as nossas máscaras, pode ser?”
Construção:
As crianças e os adultos da escola empenharam-se em trazer vários pacotes de sumo vazios. A maioria dos pacotes era de sumo de pera. Então decidimos fazer a fruta “Mãe”: uma máscara maior em forma de pera.
Primeiro construímos um molde, em forma de pera que foi pintado em tons de verde. Depois recortámos as imagens do fruto pera das embalagens da Compal, o logótipo da Tetra Pak e a marca FSC. Depois colámos todas as imagens no molde. A modelo que usou esta máscara foi escolhida aleatoriamente. Todos os outros frutos foram os seus “filhos” que coloriram a representação do fruto que escolheram, tal como é visível na foto de grupo.
Todas as fotografias retratam, por ordem, todo este processo aqui descrito.

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png