Trabalhos 2019

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Aluno cortando a embalagem de Compal.
Depois do desenho, veio o recorte.
Pintando as folhas do cacho de uvas.
Pintando os bagos.
Máscara do cacho de uvas.
Interior da máscara.
Pormenor FSC
Pormenor Tetrapak

Memória Descritiva:

CONCURSO “AS MELHORES IDEIAS DÃO FRUTOS, A BRINCAR AO CARNAVAL”
Memória descritiva
Escola Básica e Secundária de Rebordosa
Agrupamento de Escolas de Vilela
“As Melhores Ideias dão Frutos, a Brincar ao Carnaval”
• Com este projeto pretendeu-se chamar a atenção da comunidade escolar para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em especial, para a importância de uma alimentação equilibrada, onde as frutas e legumes devem ter uma presença diária; informar sobre a importância da deposição das embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo; divulgar o significado do símbolo FSC® constante das embalagens da Tetra Pak utilizadas pela marca Compal. Para além destes objetivos pretendeu-se também envolver a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e pais) em atividades específicas cujo objetivo é induzir mensagens relacionadas com a sustentabilidade. Propusemo-nos ainda a mostrar que a criatividade e desenvolvimento dos alunos de 6ºAno existente na nossa escola, abrangendo assim crianças de diversas idades e personalidades, resolve um problema ou desafio, unindo saberes, manifestando a sua expressão livre na manipulação e experimentação de material reciclável.
O concurso foi dado a conhecer e após o aviso lido recolheram-se as embalagens da Compal que permitiriam elaborar o fruto, trazidas pelos membros da comunidade educativa. De seguida, os pacotes foram abertos, lavados e secos.
A partir daí, o trabalho passou para a equipa de docentes do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)/Unidade Especializada (UE).
Neste contexto, os alunos elaboraram máscaras representativas de diversos frutos, tendo sido selecionado o trabalho alusivo a um cacho de uvas. Este trabalho foi realizado por um aluno da UEE, com currículo próprio dadas as suas limitações, integrado no 8.º ano, apenas atendendo à sua idade. Este apenas foi pontualmente auxiliado por uma docente do CAA/UE e por um aluno do 9.º ano. O aluno revelou um grande nível de envolvimento ao longo de todo o processo.
Assim, e no que se refere ao processo de construção da máscara escolhida, começou-se pela seleção do fruto – uva/cacho de uvas – e o seu desenho numa embalagem aberta da Tetra Pak/Compal (o desenho foi efetuado pelo aluno a partir de uma projeção no quadro interativo). De seguida, procedeu ao recorte do fruto. O passo seguinte prendeu-se com o preenchimento do cacho com os bagos de uvas. Para isso, foram reaproveitados panfletos publicitários cujas folhas foram transformadas em bolas de diversos tamanhos. As folhas do cacho foram igualmente construídas com material reaproveitado, a saber, rolos de papel higiénico. As bolas de papel – “bagos” – foram coladas na embalagem da Tetra Pak/Compal previamente recortada na forma desejada e foram posteriormente pintadas com a cor pretendida, o mesmo aconteceu com as folhas. O aluno recortou, ainda, numa embalagem da Tetra Pak/Compal, uma mão com o polegar levantado (“gesto” que reforça a importância do consumo de fruta) que foi depois cosida à estrutura da máscara, bem como as fitas que permitem prendê-la. Na reta final do trabalho, foram colados os logótipos da Tetra Pak e da marca FSC. Para finalizar, foi dado um acabamento de brilho.
Por fim, importará salientar que, ao longo da realização deste trabalho e dos restantes trabalhos realizados em contexto de CAA/UE, se deu particular ênfase à importância da reutilização, reciclagem e proteção do ambiente. Foi também reforçada junto deste e dos restantes alunos a sensibilização para a importância da fruta na alimentação diária.
Será, ainda, pertinente referir que a participação efetiva destes alunos no projeto fomentou o seu sentimento de pertença, contribuindo, decisivamente, para a sua inclusão.
EB/S de Rebordosa, 20 de março de 2019
A coordenadora do Eco-escolas: Laurinda Gonzaga

 

COORDENAÇÃO
LOGOabaeEE2_png